O conceito de cidadania é muito mais do que igualdade de direito, mas sim a população ser reconhecida como seres humanos, da mesma forma em que o Welfare State, um estado de bem-estar-social em que todos teriam acesso aos direitos sociais, o considerado como uma utopia para o Brasil, mas isso não significa que devemos desistir de conquistar os nossos direitos. O socialismo utópico em que se chegaria a uma sociedade “vista como ideal”, a sua implantação provocaria praticamente uma 3º Guerra mundial. Em relação ao Terceiro Setor é muito mais do que responsabilidade social realizada por empresas, mas sim o reconhecimento da sociedade civil em relação à necessidade da população que se encontra em risco social se retirar da mesma, em que penso que o estado não deveria considerar essa questão como uma responsabilidade a menos, mas sim um fortalecimento dos seus serviços socioassistenciais.
Concordo com os autores ddo GPP-GeR (2011) quando expressam que as políticas públicas são as políticas criadas para garantir um direito dos usuários de acordo com a sua realidade local, e as políticas de estado já foram políticas públicas, mas que se tornaram lei e que independente de cultura local as mesmas devem ser cumpridas, o que infelizmente em muitas situações acabam se tornando políticas verticais que não se adéquam a realidade de determinados públicos alvo, podendo levar a sua implementação e implantação ao fracasso.
Políticas afirmativas são políticas específicas que atendem a necessidade de interesses em coletivo, embora alguns acreditem que a mesma seja contraditória em relação à igualdade que é imposta pela constituição, ao concordar com o pensamento do autor Joaquim Barbosa Gomes, citado no texto IV da presente unidade, penso que as mesmas só existem por que a igualdade de direitos de interesses coletivos já foram violadas, como por exemplo, não necessitaria de políticas afirmativas se não existisse a discriminação racial de Gênero e entre outras (GPP-GeR, 2011).
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
1- Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça | GPP – GeR: módulo IV / Orgs. Maria Luiza Heilborn, Leila Araújo, Andreia Barreto. – Rio de Janeiro : CEPESC; Brasília : Secretaria de Políticas para as Mulheres, 2010.