Advocacy: Envolve ações de apoio e fortalecimento de grupos vulneráveis para que seus membros tenham acesso a informações, conheçam seus direitos, desenvolvam algumas habilidades e uma visão crítica da realidade.
Accountability: Expressa o controle do poder político. Políticas Públicas – São ações, decisões, caminhos que o Governo e Estado encontraram em resposta a violação de direitos sociais da sociedade garantidos em lei.
Políticas Públicas Intersetoriais: Seria a articulação entre setores e diferentes conhecimentos na busca do alcance de objetivos comuns, assim possibilitando alcançar resultados mais eficazes, efetivos e eficientes.
Políticas de Governo: Formulação e Implementação de políticas pré-estabelecidas na agenda do governo, em sua maioria sendo políticas verticais.
Políticas de Estado: Execução da política, com mecanismos burocráticos, que envolve recursos, análise da política com a realidade de diversas localidades.
Inputs: São questionamentos da sociedade ao estado em relação aos seus direitos violados em diversas áreas.
Outputs: São respostas aos questionamentos através da formulação de políticas públicas através das decisões políticas.
Avaliação e Monitoramento: Ferramenta de controle social que permite com que a sociedade avalie os indicadores sociais de determinadas políticas buscando a viabilidade em sua existência através da eficácia, eficiência e efetividade, reconhecendo se são políticas horizontais ou verticais o que permite monitorá-la conforme a realidade local.
Participação Social É a sociedade opinar e ter voz nas decisões políticas.
Conflitos Sociais: É a falta de reconhecimento da sociedade dos direitos sociais, desrespeito a identidade pessoal de cada individuo, como por exemplo a exclusão social, a violência e seus diversos tipos e entre outros conflitos.
Movimentos Sociais: São grupos da sociedade civil que de forma organizada lutam por conquistas de objetivos em comum.
Racismo: Discriminação por cor, raça ou gênero, sendo taxativas as pessoas como inferiores e sem direito a igualdade.
Igualdade: Todos têm os mesmos direitos.
Miscigenado: Várias raças, cores, cultura e entre ouros em um mesmo local.
Democracia Racial: Independente de raça e gênero todos podem participar popularmente, e tomarem decisões coletivas para o desenvolvimento do país e pela garantia de igualdade.
Empoderamento: Tomar iniciativas para a transformação social.
Segregação: É a exclusão, afastamento, separação, isolamento.
Políticas Universalistas: São Políticas criadas para atenderem a questões sociais de um modo geral, não levando em conta a diversidade.
Políticas Focalistas: São políticas criadas para atenderem a questão social em suas especificidades.
Políticas Afirmativas: São políticas que afirmam a existência da desigualdade, procurando apagar as marcas passadas, prevenir e atuar com a desigualdade e exclusão de raça e gênero.
Assimetria de Gênero: É desigualdade entre homens e mulheres, os homens se encontram em uma posição de hierarquia e as mulheres submissas a eles sendo essa assimetria reforçada pela visão da sociedade com estereótipos e preconceitos.
Interseccionalidade: E o cruzamento entre as ações, como por exemplo, entre as desigualdades de gênero e raça. Uma mesma pessoa pode sofrer várias desigualdades, ligadas pela interseccionalidade.
Estratificação social – a existência de classes sociais (status), uma sobreposta a outra.
Estratificação social – a existência de classes sociais (status), uma sobreposta a outra.
Autonomização – momento em que a indivíduo começa a ter autonomia sobre os seus atos e status.
Nenhum comentário:
Postar um comentário