quarta-feira, 5 de outubro de 2011

CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE POLÍTICA PARA MULHERES: UM DEBATE IMPORTANTE

Estamos vivendo um momento oportuno, este ano várias conferências estão sendo realizadas nos municípios de todo o país. No dia 26 de agosto de 2011 o Município de Barra de São Francisco-ES, realizou a Conferência Municipal de Políticas para Mulheres, foi convidada para ministrar a palestra a Senadora Ana Rita, a qual demonstrou conhecimento e militância no combate a desigualdade de gênero. Os temas debatidos foram: Autonomia das Mulheres e Redução da Pobreza; Saúde das Mulheres, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos; Educação Inclusiva, Não-Sexista, Não-Racista, Não-Homofóbica e Não-Lesbofóbica; Enfrentamento à Violência Contra às Mulheres; Enfrentamento do Racismo, Sexismo e Lesbofobia. Sendo estacado que o objetivo da conferência é discutir política pública para as mulheres brasileiras, e um dos pontos que devemos focar é a violência contra a mulher que está crescendo tanto na região urbana quanto na região rural e deu destaque para Lei Maria da Penha, tambem falou sobre o PRONAF e os projetos que podem ser financiados para geração de renda no campo.

A Senadora Ana Rita ao ministrar palestra para as mulheres disse: “A Lei Maria da Penha é a terceira Lei mais importante do mundo”. 

Além da palestra também houve o memento de discussão dos grupos, os quais fizeram uma avaliação dos avanços, retrocessos e desafios em relação aos temas supracitados, bem como propuseram e deliberaram o que consideram importante como políticas públicas para mulheres. 

Não podemos perder a oportunidade de levar a discussão da relação de gênero e raça como pauta para a sociedade civil e o poder público, pois nessa são formuladas propostas de suma importância para elaboração de políticas públicas nas três esferas de governo.

Em relação à defesa da saúde da mulher como um dos eixos discutidos, a clínica da mulher em parceria com a SEMEC já realiza palestras preventivas nas escolas do municipio de Barra de São Francisco, e ficou em aberto a discussão relacionada à raça/etnia, idade e opção sexual por ser um tema complexo, mas ficando definido que não deve haver distinção.

Sendo deliberada ações como:


Conscientização da importância do planejamento familiar através de campanhas informativas;  Priorizar o atendimento das mulheres nos postos de saúde; Ampliar o número de exames médicos a serem ofertados à elas e oferta de cursos de empreendedorismo e profissionalizantes para as mulheres da região rural.
Estavam presentes nesta conferência os alunos, Agraciene S. V. Alcântara e Eli V. Alcântara do Curso de Pós Graduação de Gênero e Raça da UFES.

Vejam as fotos à seguir:

Penha (Sub Secretaria Municipal de Assistência Social), Agraciene da Silva (Assistente Social) e Senadora Ana Rita.
Eli, Penha e Agraciene.

Nenhum comentário:

Postar um comentário