quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Racismo faz mal à saúde

                                              Preconceito: "O Cancer Social"


Entre todas , ela é a mais bela...
Seus olhos negros, seu jeito ingênuo, sua pele suave, seus lábios
Rubros e atraentes me fascinam.
O seu corpo é um fruto amarrosado canela queimada do verão... Suavizada em aroma, seu corpo é negroe macio, inexcedível na sua beleza sem rival , mais "Deusa" que mulher.
Uma verdadeira pérola negra; seu olhar temum mistério... é como a luz que brilha na plenitude do horizonte , vejo-a a todo o momento como a única ilha do oceano do meu desejo.
Ela , orgulho da raça negra. É jóia rara na contemplação do meu olhar, uma diamante negro , que Deus colocou no mundo para iluminar a humanidade com a sua beleza...
Outra igual não há, pois sua beleza é impar e encanta a todos que estão a sua volta .
                                                                       Autor : Sebastiao Vieira


 “Os negros são fisicamente mais aptos que os brancos. Não é à toa que nas olimpíadas, em competições como corridas, eles levam mais vantagens. Eles tiveram que correr muito para sobreviver. Por isso o corpo é mais preparado”



A origem da etnia explica outras diferenças e define cuidados. Como possui muita melanina, a pele está mais protegida do sol e, por conseqüência, do envelhecimento das células da epiderme. Soma-se a isso um alto teor de colágeno, o que significa um grau de elasticidade superior a outras cores de pele. Estes dados justificam o fato de a pele escura permanecer conservada por tanto tempo.
De acordo com a dermatologista Ligia Kogos, a pele negra, pela história evolutiva das sociedades africanas, está equipada para as intempéries da natureza e preparada para a luta, para sobreviver em ambientes adversos (o calor africano durante o dia, mais o vento e o frio durante a noite). Além disso, o corpo tem uma musculatura mais forte. "Os negros são fisicamente mais aptos que os brancos. Não é à toa que nas olimpíadas, em competições como corridas, eles levam mais vantagens. Eles tiveram que correr muito para sobreviver. Por isso o corpo é mais preparado", explica Dra. Ligia.
Mulheres negras, mulheres lindas, mulheres que ousaram quebrar barreiras, transgredir os padrões de beleza, desafiar os limites impostos por uma sociedade preconceituosa, recalcada, acostumada a fazer valer os interesses de uma "maioria" branca. Mas, espera, quem é maioria por aqui? Quem representa, há tempos, mais da metade da população brasileira?
 Algumas mulheres podem se considerar privilegiadas por natureza. Umas não têm tendência para engordar, outras não sabem o que é celulite e existem aquelas que possuem pele e cabelos normais, ou seja, não precisam sofrer tanto para cuidar do visual. Porém, sortudas mesmo são as negras. Se antes o tom de pele era um problema para elas e sinônimo de exclusão social, hoje se pode garantir que elas têm muito do que se orgulhar. 



Fontes: http://criolaong.blogspot.com
http://tamboresdosmontes.blogspot.com
http://racabrasil.uol.com.br
http://www.geledes.org.br/
http://www.bolsademulher.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário