segunda-feira, 2 de abril de 2012

A relação entre Estado e Sociedade


De acordo com o GPP–GeR (2011) A cidadania possui relação com a liberdade, poder, clero, burguesia, Estado e sociedade civil, em que explícita uma “igualdade de direito” que não é exercida. Após a decadência do clero o Estado assumiu o poder e cria políticas mínimas e focalistas, para atender as reivindicações da classe operária, que atendiam a minoria da população, dessa forma caminhando contrário ao conceito de cidadania o que acontece infelizmente até os dias atuais, essas atuações geraram diversos conflitos principalmente criados por movimentos sociais de gênero e raça na luta pelos seus direitos de cidadão, com passar do tempo o Estado se tornou cada vez mais mínimo para o social, assim surgindo a participação da sociedade civil através da criação do Terceiro Setor.

O surgimento do estado, da separação do público e privado foi o que gerou o surgimento do direito na sociedade e principalmente as leis que foram criadas para garantir os direitos e organizar a vida em sociedade. A cultura atualmente influência na criação de algumas leis através da mobilização social, mais a lei também acaba influenciando em algumas culturas, levando em consideração que existem diversas, assim como é grande a influência de quem tem poder na criação de uma lei, em muitas situações, para a garantia de implementação das leis, a melhor opção é a criação de políticas afirmativas através do estado e principalmente através da organização da sociedade civil (GPP-GeR, 2011).

Conforme o GPP-GeR (2011) é o que leva na diferenciação entre política pública e política de estado, lutas e avanços dos movimentos sociais para tornarem políticas públicas em políticas de estado tendo o movimento social como principal participação na luta pela inclusão do direito de igualdade na Constituição Federal de 1988, se tornando como uma política de estado ou de governo, a partir daí as políticas públicas de gênero e raça repercutiram na sociedade através das redes de atendimento (educação, saúde, assistência, ONG’s e etc), assim a inserção do requisito cor nos prontuários e nas entrevistas é de extrema importância para a efetivação das políticas.

Autora: Camila Côgo

REFERÊNCIA  BIBLIOGRÁFICA

1-  Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça | GPP – GeR: módulo IV / Orgs. Maria Luiza Heilborn, Leila Araújo, Andreia Barreto. – Rio de Janeiro : CEPESC; Brasília : Secretaria de Políticas para as Mulheres, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário