Pesquisa de Campo - Relatos de casos de descriminação.



 DISCRIMINAÇÃO ÉTICO/RACIAL NO MUNICÍPIO DE NOVA VENÉCIA NO ANO DE 2010 E 2011
 
      Em um primeiro momento, serão colocados três casos de discriminação racial, que ressaltarão alguns dos obstáculos existentes no país à afirmação da pessoa negra no mercado de trabalho. Esses casos têm especial relevância, na medida em que explicitam a necessidade premente de se instaurar políticas afirmativas que revertam os prejuízos causados pela discriminação e possibilitem uma maior mobilidade social de pessoas negras no País. Têm relevância, ainda, por marcarem precedentes em uma área ainda carente de jurisprudência.
      O primeiro caso  vem retratar a discriminação racial no mercado de trabalho. A vítima, F. S. C., foi admitida como vendedora em uma loja, meses depois, tornou-se alvo de seguidas ofensas de caráter racial por parte de seus superiores, conforme consta no depoimento da vítima e nos testemunhos de diversos funcionários da loja, apurados no inquérito penal que deu origem ao processo criminal (O processo corre perante a 2º Vara Criminal).
      O caso de D. e S.  também diz respeito à discriminação no mercado de trabalho, ela dirigiram-se a uma empresa, atendendo a um anúncio de emprego . Contudo, ao chegar, foi informada pelo representante da empresa que as vagas já haviam sido preenchidas.
      Uma amiga da vítima,  uma mulher branca, foi, todavia, contratada para o cargo anunciado, embora tivesse comparecido à empresa após as vítimas. Conforme informado  não apenas havia vagas disponíveis, como precisavam preenchê-las com urgência. 
      O terceiro caso trata de injúria qualificada. No dia 18 de fevereiro de 2011,  o senhor A. S. N. foi ofendido verbalmente por um vizinho depois de uma discussão, utilizando as expressões "macaco, fedido, preto filho da puta," sem que lhe houvesse sido feita qualquer provocação.

ACONTECIMENTO OCORRIDO NO ANO DE 1988
      No ano de 1988 o senhor F.P.P. (acusado) estava em um bar e ofendeu seu amigo N.F. utilizando expressões como “Preto é igual porco só vive na lama” , O  senhor N.F., ofendido, foi a sua casa pegou uma arma e disparou contra F.P.P. que veio a óbito no local do crime.

 REFLEXÕES SOBRE A PESQUISA
  Mesmo o Brasil  sendo um país  de regime "DEMOCRÁTICO", e tendo garantido em lei  o direito a igualdade e diversidade,  ainda encontramos em um  município de pequeno porte, a discriminação e desigualdade Étino-racial, a desvalorização  da ética, da moral,  tem feito com que o cidadão deixe a sua identidade aferir os direitos dos demais, esquecendo-se que os mesmos também  são cidadãos de direito, sendo dessa forma  retirada a liberdade de fazerem as suas  próprias escolhas.
      A charge a seguir é um verdadeiro exemplo do que vivenciamos em sociedade. Retirada do Blog  htpp//claradleite.blogspot.com da autora Clara Duran Leite.