quinta-feira, 31 de maio de 2012

PROJETO BÁSICO


1  PROJETO BÁSICO

1.1 CONSIDERAÇÕES GERAIS  SOBRE A INSTITUIÇÃO PROPONENTE

O Centro Cultural Araçá realiza diversas atividades através de programas e projetos como: Ponto de leitura (promove a leitura nos diversos níveis e modalidades); Arte e Mania Araçá (Promove o acesso a atividades artísticas e culturais da região); Tempo de Brincar (Difunde a cultura da infância através de práticas lúdicas e criativas) e Ricostruire La Vita (Desenvolve ações de promoção de cidadania a crianças e adolescentes em risco social), com crianças e adolescentes. Lê melhor quem Lê a vida (Trabalhos com textos jornalísticos, roteiros de vídeos e peças teatrais, curso básico de fotografia e etc.) e Arte Mania Araçá (Oficinas que promovem a formação artística na produção de artesanato e danças folclóricas) para os jovens.

O Projeto Ricostruire La Vita atua no município de São Mateus/ES desde 2009. O objetivo do projeto é desenvolver ações que contribuam para promoção de cidadania a crianças e adolescentes que estão destituídos de seus direitos fundamentais.

Desenvolve uma série de atividades como: acompanhamento das crianças/ adolescentes e suas famílias através de visitas domiciliares e reuniões periódicas, desenvolvimento de atividades educacionais que enfatizam temáticas atuais e do cotidiano das crianças/ adolescentes, reforço escolar e encaminhamento para rede de atendimento e proteção básica. Todas as ações possuem o intuito de proporcionar as crianças e adolescentes atendidos pelo projeto a vivencia de novas experiências que proporcionem seu desenvolvimento integral e melhore suas relações interpessoais.

Em 2011 o Projeto teve como objetivo principal o desenvolver ações para contribuir com a melhoria do desempenho escolar dos educandos.

O objetivo do Projeto para 2012 continua sendo o de Contribuir para melhoria do desempenho escolar das crianças e adolescentes inseridos no Projeto, assim como a ressocialização e fortalecimento do vínculo familiar dos mesmos.


1.2         JUSTIFICATIVA

O Projeto Ricostruire La Vita se propõe a trabalhar no enfrentamento da situação de vulnerabilidade social das crianças e adolescentes dos bairros periféricos do  Município de São Mateus – ES, através de ações voltadas para o resgate da cidadania e garantia de direitos.

As crianças/ adolescentes atendidos pelo projeto trazem uma história de vida, marcada pela pobreza, miséria e marginalidade. Muitos deles apresentam um convívio cotidiano com a criminalidade. A miséria que assombra várias das famílias atendidas pelo Projeto, faz com que os pais dessas crianças e adolescentes não consigam saber como farão para educá-las, como dar a eles subsídios para a sobrevivência. Evidenciam-se abandonos, condições cada vez mais precárias de vida, ausência de escolarização para os filhos, o que resulta em uma sobrevivência à margem da sociedade. Sem uma família, ou sem condições internas que segurem uma criança emocionalmente e fisicamente, o menor "cai na vida".

No ano de 2009 o projeto atendeu 67 crianças, na faixa etária de 07 a 14 anos, divididos em dois turnos. Das 67 crianças/ adolescentes que passaram pelo projeto, 62,69% foram remanejados para o Projeto Araçá, 26,86% evadiram e 10,45% permaneceram no projeto.

No ano de 2010 o projeto atendeu 52 crianças/ adolescentes. Desse total 26,93% foram remanejados para o Centro Cultural Araçá, 67,30% continuam no Projeto e 5,77% evadiram. 

Em 2011 o projeto, inicialmente funcionou apenas no período da manhã atendendo 20 crianças. A partir do mês de junho o projeto voltou a atender no período da tarde, pois, alguns dos alunos que estavam fora da escola e que foram matriculados em uma escola de período integral, não se adaptaram e passaram a frequentar somente as aulas, permanecendo na rua o outro período. Sendo assim, o projeto voltou a funcionar no período da tarde atendendo 12 crianças sendo 10 que já pertenciam ao projeto e 02 novos alunos.

Neste ano de 2012 o projeto funciona em apenas um horário, pela manhã, em que são  atendidas 26 crianças e adolescentes.

A proposta é de atender no Mínimo 40 crianças, necessitando do aumentar a equipe técnica.


1.3         OBJETIVOS

Aumentar a equipe multidisciplinar para realização das atividades já desenvolvidas pelo Ricostruire La Vita como: acompanhar as crianças e adolescentes através de reforço escolar e atividades educativas de resgate da subjetividade e criatividade através de oficinas para práticas de exercícios lúdicos, artísticos, culturais e esportivos; realizar momentos de encontro e reflexão com as famílias das crianças/ adolescentes com o propósito de fortalecimento do vínculo familiar, visitas domiciliares, acompanhamento escolar, e as que serão desenvolvidas através do atendimento psicológico o que proporcionará o aumento do número de vagas e a aproximação com familiares das crianças e adolescentes e consequentemente a busca pela garantia dos direitos humanos dos mesmos.

1.4 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·    O aumento da equipe técnica para realização de atividades e o acompanhamento das crianças e adolescentes através de reforço escolar e atividades educativas de resgate da subjetividade e criatividade através de oficinas para praticas de exercícios lúdicos, artísticos, culturais e esportivos;

·      E aumento da equipe técnica para realizar momentos de encontro e reflexão com as famílias das crianças/ adolescentes do projeto, visitas domiciliares, encaminhamentos a rede socioassistencial e garantia de direitos.


1.5   METAS/PRODUTOS/RESULTADOS ESPERADOS

Conforme o art. 5º do Estatuto da Criança e do Adolescente:

Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos direitos fundamentais. (BRASIL, 2009).

Portanto o principal resultado esperado pela organização é que o projeto possa contribuir  em 85% para a promoção de cidadania das crianças e adolescentes que estão destituídos de seus direitos fundamentais, proporcionando a oportunidade de seguirem um caminho diferenciado do que convivem. Combatendo a discriminação racial, devido cerca de 94,5% dos beneficiários serem negros, promovendo a sua  reinserção na sociedade e assim combatendo a discriminação econômica, pois os mesmos em muitas situações são discriminados por ficarem  ociosos andando pelas ruas.


1.6         PÚBLICO-ALVO

Os beneficiários do projeto serão as crianças e adolescentes de 06 a 17 anos que encontram-se em risco social e estão frequentando o ensino regular, participando das atividades  do projeto no horário inverso da mesma, totalizando 18 beneficiários diretos. Uma das atividades do Projeto Ricostruire La Vita é o fortalecimento do vínculo familiar entre os beneficiários e seus familiares, o que nos permite atualmente ter 63 pessoas como beneficiários indiretos. O que será aumentado se o projeto for contemplado, visto que a demanda é bem maior do que o número de vagas que pode ser ofertado no presente momento.


1.7 METODOLOGIA/ ESTRATÉGIA DE AÇÃO

As atividades as serem desenvolvidas para atender ao objetivo do projeto consiste na contratação de profissionais multidisciplinares, dentre eles 1 (um) psicólogo, que realizará o atendimento psicológico, 1 (um) Assistente Social, que realizará todo atendimento social, promoverá a articulação da rede, buscará garantir os direitos humanos dos beneficiários diretos e indiretos, orientará os familiares e dentro outras prerrogativas do profissional, 1 (um) educador(a) social que promoverá o reforço escolar, trabalhando com temáticas referentes ao convívio dos beneficiários no cotidiano, oficinas que envolva a arte  e a cultura, com mais  esse  profissional os atendimentos também poderão acontecer no turno vespertino, podendo atender  a aqueles que estão matriculados no turno matutino do ensino regular.


1.8  PRAZO

ATIVIDADES
RESPONSÁVEL
(área de atuação)
Ago
Set
Out
Nov
Dez
Jan
Atendimento Psicológico às crianças e adolescentes
Psicólogo (a)
x
x
x
x
x
x
Atendimento Social
Assistente Social
x
x
x
x
x
x
Reforço Escolar, oficinas e atividades educativas
Educadora Social
x
x
x
x
x
x






1.9 SUSTENTABILIDADE

O Projeto Ricostruire La Vita é coordenado pelo Centro Cultural Araçá, tendo um recurso financeiro R$ 70.000, 00 anual, financiado pela ONG Dança da Vida de Sondrio na Itália.


1.10 DETALHAMENTO DOS CUSTOS

Tipo de Atividade
(veja exemplos abaixo)
Detalhamento das Despesas
(listar aqui todas as despesas dentro de cada tipo de atividade prevista no projeto)
Valor dos Recursos Financeiros
Recursos Humanos
Psicólogo (a) – 15 Horas
R$ 9.718,02      
(6 meses)
Recursos Humanos
Assistente Social – 15 Horas
R$ 9.718,02
(6 meses)
Recursos Humanos
Educadora Social – 20 Horas
R$ 5.459,58
(6 meses)
Total ................................................................................................ R$ 24.895,62


1.11 DECLARAÇÃO DE CONTRAPARTIDA


Declaro, que dispomos dos recursos financeiros repassados pela ONG italiana, Dança da Vida, no Valor de R$ 70.000,00 ( Setenta mil reais ) anuais, para participação na contrapartida ao repasse de recursos destinados ao Projeto Ricostruire La Vita.

Declaro, também, que na hipótese de eventual necessidade de um aporte adicional de recursos, este Agente executor se compromete pela sua integralização durante a vigência do convênio que vier a ser celebrado. 


São Mateus - ES, 01 de Junho de 2012.




__________________________________________________

Presidente do Centro Cultural Araçá




1.12 DECLARAÇÃO DE ADIMPLÊNCIA



O Centro Cultural Araçá, por meio do seu representante legal abaixo qualificado, para efeito do disposto no art. 2°, inciso VII e art. 3°inciso VII da Instrução Normativa 01/97 da Secretária de Tesouro Nacional, que o Projeto Casa da Criança está em dia com suas obrigações perante qualquer órgão ou entidade da Administração Pública Federal, Estadual ou Municipal.





São Mateus – ES, 01 de Junho de 2012






___________________________________
Presidente Centro Cultural Araçá



2. REFERÊNCIAS


1  BRASIL,
Estatuto da Criança e do Adolescente. Brasília, 2006.


RESPONSÁVEL PELO PROJETO:
Camila Côgo - Aluna GPP-GeR

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