domingo, 11 de dezembro de 2011

Movimento Negro pede apoio de ministra para aprovação da lei de promoção da igualdade racial

Organizações do Movimento Negro do estado do Espírito Santo realizaram, na última segunda-feira (4), reunião com a ministra de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, Luiza Barros. As entidades solicitaram o apoio da ministra para a aprovação da lei estadual (7.729/04) que institui políticas de promoção da igualdade racial.
O Fórum Estadual de Juventude Negra do Espírito Santo (Fejunes) denunciou a postura intransigente do governador Renato Casagrande (PSB). Ele é criticado por não dialogar com o Movimento Negro capixaba sobre suas reivindicações. Os ativistas também cobraram da ministra soluções para o combate ao genocídio da população negra nacionalmente.
O Mapa da Violência 2011 – produzido pelo Instituto Sangari – aponta que Vitória é a terceira capital mais violenta no país. Pesquisa realizada pela Universidade Federal do Espírito Santo mostra que dos 391 jovens assassinados de janeiro a maio deste ano no estado, 77% eram negros. Movimentos sociais do Espírito Santo promovem há três anos a "Campanha Estadual contra o Extermínio da Juventude Negra".


Nenhum comentário:

Postar um comentário